terça-feira, 29 de setembro de 2009



POSSIBILIDADES E IMPOSSIBILIDADES DA NARRATIVA SOBRE DEUS

Na semana passada, dos dias 14 a 17/09 aconteceu em São Leopoldo-RS, na Universidade Vale dos Sinos - UNISINOS, o X Simpósio Internacional do Inst. Humanitas, que tratou o tema: Narrar Deus numa sociedade pós-metafísica. Possibilidades e impossibilidades.
O objetivo principal do simpósio foi verificar em quais situações e como ocorre uma abertura para o diálogo sobre Deus em nossa sociedade e, em quais situações privamos, a nós mesmos e a outros, desta narrativa, ou deste anúncio.
O diálogo inter-religioso, feito de escuta, criatividade e testemunho, foi uma das possibilidades mais enfatizadas; mas, como nos mostraram os conferencistas, a narrativa sobre Deus pode ocorrer também na literatura, na música ou nas ciências, por exemplo, na observação do universo espacial. Enfim, o que não devemos nos esquecer é que Deus sempre está para além daquilo que conseguimos mostrar e explicar, por isso é necessário a contínua expansão nas formas de narrá-Lo. Se a sociedade atual acha estranho falar de Deus, cabe ao cristão criar uma forma que testemunhe um ‘estilo’ de quem crê na Boa Notícia.
Ademais, um encontro assim só pode trazer, além de enriquecimento intelectual, enriquecimento humano através das muitas e boas amizades que proporciona. Queremos ressaltar ainda a presença do Pe. César Braga (Londrina) e do seminarista Edivaldo Rossi Gonçalves, seminarista de nossa Arquidiocese, que, buscando aprimorar seus conhecimentos para melhor formar nossa comunidade, também participaram do simpósio.

Liliam V. Busatto – membro da Comissão Arquid. do Anúncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Comissão criada para continuar o trabalho que Jesus deu a seus discípulos: "Ide e anunciai a Boa Nova a todos os povos".