terça-feira, 29 de setembro de 2009

A ALEGRIA DE SER MISSIONÁRIO



Para viver a alegria de ser missionário precisamos entender o que é a MISSÃO.

No sentido religioso missão é cumprir as palavras do Mestre Jesus: “ Ide pelo mundo e pregai o meu Evangelho a todas as criaturas” (MT 28,18).

Quando falamos de missão e de missionário nos vêm a mente que terra de missão é um lugar distante, longe, onde alguém vai falar de Jesus. Também missão não é só para os padres e religiosos que vão para outros países, outras culturas . Missão é para mim, é para você, é para todos os batizados. Cada cristão é chamado a Evangelizar no lugar onde vive; em seu ambiente de trabalho, por exemplo. Todas as Pastorais, Movimentos, Ministérios, equipes de trabalho ( jovens, adultos, idosos, crianças) podem e devem ser missionários. Não podemos nos fechar em nós mesmos, sermos auto-suficiente, mas abertos à missão.

MISSÃO é um constante movimento de entrar e sair: ENTRAR numa profunda experiência com Jesus Cristo, numa profunda experiência consigo mesmo, para depois SAIR, a exemplo de Maria; ir para as montanhas, ao encontro da prima Izabel, cheia do Espírito SANTO, levando alegria!!! Porque o Espírito Santo é fogo, é luz, é água. O Espírito Santo é força. "Não tenhais medo, eu não vos dei um Espírito de timidez mais de coragem e de fortaleza" (2 TIM 1,6-7). Sair de nós mesmos, do nosso orgulho, do nosso comodismo, da nossa preguiça para irmos ao encontro do irmão, dos excluídos, dos afastados, desvalorizados. Nossa alegria incomoda a muitos! Mas precisamos colocar nosso grão de areia na grande obra de salvação!

Vamos sentir uma alegria imensa e profunda, porque o Senhor diz pra todos nós: “Porque unistes a mim, Eu te livrarei; pois conheces meu nome; e me chamas, eu te responderei, estarei contigo na desgraça, te livrarei e te enchereis de honras; te darei uma vida longa, te farei gozar da minha salvação” (Sl 90).

Nossos fiéis procuram comunidades cristãs onde sejam acolhidos fraternalmente e se sintam valorizados e incluídos.

O compromisso da missão é de toda comunidade, ela sai ao encontro das pessoas, interessa-se por sua situação e integra-a na comunidade.

O que fazer para manter a ALEGRIA DE SER MISSIONÁRIO ?

Participar das formações, busca na Palavra de Deus, na Eucaristia, no sacramento da confissão, no encontro pessoal com Jesus Cristo, consigo mesmo e com os irmãos. Renovando a fé sempre, sempre, e dobrando os joelhos em todos os momentos, peçamos ao Senhor a graça dessa alegria em nossas vidas e de nossa comunidade.

Pedrina Souza - Coord. da Comissão Arquid. do Anúncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Comissão criada para continuar o trabalho que Jesus deu a seus discípulos: "Ide e anunciai a Boa Nova a todos os povos".