sábado, 28 de janeiro de 2012

Irmã Dirce Coordenadora do COMIRE em Guiné Bissau-Africa

Queridos irmãos (as) Missionários. Quanto a visita Missionária que fizemos na Guine Bissau Africa Diocese de Bafatá, a Deus obrigada, pelo desejo do Regional Sul II, estar aberto a assumir uma Missão além fronteira, ao apoio da Minha congregação Irmãs de Cristo Pastor por me liberar para essa missão no Regional. Ao pe. Camilo Paulleti - Diretor das POMs. e as POMs, A presidência da CNBB, Regional Sul II pela confiança no COMIRE, ao Dom Sergio Braschi. Aos meus 03 amigos, membros do COMIRE que vieram comigo nessa Missão: (Elaine, Pedro e Erlei), A dom Pedro Zilli, aos padres, Irmãs e leigos que nos acompanharam e nos acolheram aqui nessa visita. Aos demais membros do COMIRE e tantos amigos missionários (Bispos, padres irmãs e leigos) que rezaram e nos animaram nessa missão. Peço que continuemos a rezar, para que Missão além Fronteira do nosso Regional torne-se uma realidade. Esse foi o primeiro passo! Conhecer! Agora mãos a obra. Nossa maior alegria no retorno dessa missão foi estar com o Papa Bento XVI.
Com Carinho !
Ir. Dirce Gomes


Valdereza S. de Souza
secretária do COMIDI

Irmã Dirce visita as Pontifícias Obras Missionárias em Roma




Valdereza S. de Souza
secretária do COMIDI

Irmã Dirce em Roma

Queridos amigos missionários! Partilho com vocês uma grande alegria! Hoje estive visitando as Pontifícias Obras Missionário aqui em Roma. Palazzo Di propaganda Fide. Que emoção. Solicitei apenas uns cinco minutos para conhecer. Contudo acabei ficando 04 horas. Me preencheram toda a manhã. Juntamente com o Pe. Alberto aqui do PIME chegamos lá as 7h30 e já participamos da missa concelebrada pelos padres que trabalham nas POMs. Depois o Pe. Maximo secretário geral nos convidou para o café e nos levou ao seu escritório para conversar. A seguir nos levou ao pe. Timoteo Lehane SVD secretário Geral do Pontificum opus a Progagatione Fidei. As nove estava marcado para o encontro com o Bispo secretário geral que após a conversa sobre a Guine Bissau chamou um secretário para fazer um entrevista comigo. A seguir nos levou ao secretário da PUM. Pe. Victor Del Prete. Foi muito bom estar com ele. Depois ele me levou para a Secretaria da Infância e adolescência Missionária como ela não estava me atendeu o sr. Enrique Davelouis coordenador de todos os projetos da IAM. Que após falar das crianças da Guine Bissau me deu todas orientações sobre projetos para ajudar as crianças e pediu para mim mesmo, antes de voltar para o Brasil colocar numa folha e entregar a eles para que eles já ajudar possá am de Bafatá. Fiquei emocionada. Para terminar o Pe. Timoteo tornou a me procurar para me levar a conhecer os demais setores, sobretudo o departamento do secretário que cuida dos países de língua portuguesa. E vejam abaixo estou encaminhando o agradecimento que já recebi pela visita.
Sr. Dirce
Molte grazie per la vostra visita!
Questo è il mio e.mail.
Che Dio benedica sempre il vostro servizio a favore dei bambini
In Cristo!
*
Enrique Davelouis
Pontificium Opus a Sancta Infantia
Um grande abraço. Ir. Dirce
Por: Valdereza S. de Souza
secretária do COMIDI

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A Missão entre as missões


A missão faz refletir à missão. Mais de três anos passaram desde minha partida do Brasil até Moçambique. Neste tempo, cresceu-me a consciência de que a iniciativa e provocação missionária foi graça do Espírito de Deus. Já na chegada me perguntava: Qual missão entre tantas missões estou sendo convocado?
O cotidiano carregado de surpresas e imprevistos, intercalado com a escuta orante da Palavra de Deus me fez pensar sobre o essencial e o conjunto da missão. Em África onde se fala e vive a pobreza absoluta, somos tentados fazer da missão um dar coisas, reformar antigas estruturas ou cair nas lógicas falidas de nosso mundo onde o dinheiro aparentemente resolva tudo. Missão para e não missão com. Ao chegar vive-se este dilema. O que fazer?
Nós missionários estrangeiros ainda somos vistos como aqueles que podem dar. Somos brancos, temos carro, casa bem situada e não nos falta comida e água. Muitos vem até nós com a expressão mackua “Mukivahe” que significa dá-me. Com mãos estendidas as crianças nos encontram vindo do mercado e nos dizem: “dá-me pão”. Se dermos pão a uma, outras aguardam nossa atitude e esperam também receber. Também nos pedem carona, medicamentos, dinheiro, emprego, cimento para construir capelas, poços nas comunidades, apoio para pequenas associações, cadernos, canetas, bicicletas, pastas e há aqueles que pedem Bíblias, terços e livros.
As marcas deixadas pelo colonialismo português, aqui acampado durante séculos, a situação de pobrezas sociais, a guerra civil, a situação política corrompida e as organizações não governamentais que aqui atuam, contribuíram e contribuem para esta mentalidade de receber. Os que chegam na missão em Moçambique passam por esta dúvida e por este teste: Dar ou não dar aquilo que te pedem. Assim fui aprendendo que é preciso dizer não, para dizer sim a um projeto de missão que construa e fortaleça pequenas comunidades ministeriais e autônomas.
A atitude de colocar-se como fraco, pobre e necessitado já é missão. Jesus nos recomenda: “Vão!...não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias”(Lc10, 3-4). A Missão evangélica se faz com meios pobres, sem barulho, sem arrogância de visibilidade e sem demonstração de força com meios poderosos onde transita altos valores econômicos. A atividade missionária dos discípulos de Jesus tem raízes pobres e atitude permanente de fé e confiança no Espírito que atua silenciosamente nos corações.
A missão entre as missões carrega um conteúdo de paz e de anúncio de que o Reino chegou. “Digam primeiro: A paz esteja nesta casa!” (Lc10,5b); “curem os doentes e digam ao povo: O Reino de Deus está próximo de vocês” (Lc10,9). Deus envia para cidades e lugares onde Ele próprio devia ir. E lhes dizia: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos”(Lc10,2). Missão de colheita. O que significa? Antes de chegarmos aos lugares concretos de missão, Deus já chegou bem antes e fez todo trabalho da graça de preparar a terra, semear, limpar e fazer crescer. Basta de nós a paciência da espera, a escuta, o conhecimento do terreno, a identificação dos frutos e a colheita propriamente dita.
Estando nas missões, ainda peregrino na busca do essencial da missão. O tesouro escondido do Reino onde habita corações apaixonados. Já descobri que o mais importante não é dar coisas, mas dar a si mesmo e partilhar dons recebidos. Valeu atravessar oceanos na busca e na oferta daquilo que a traça e a ferrugem não podem destruir. “Busquem o Reino, e Deus vos dará todas as coisas como acréscimo” (Lc12,31).
Ainda sonho que o projeto missionário que nos enviou continue oferecendo de sua pobreza, padres, irmãs e leigos(as) a outras dioceses necessitadas de Moçambique como Lichinga e também a outros países do continente africano. Não tenhamos medo, o Pai de ternura que nos envia, cuida, veste, protege, ampara e alimenta seus filhos.


Pe.Maurício da Silva Jardim
Missionário em Moçambique


Por:Valdereza S. de Souza

secretária do COMIDI

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

IAM em Guajará-mirim-RO

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Arquidiocese de Maringá, enviou 04 de seus animadores em missão na Paróquia irmã Nossa Senhora Aparecida de Guajará-Mirim-RO, os animadores que chegaram na cidade no dia 05 de janeiro já participaram de várias atividades, porém o foco esta sendo as atividades com a colônia de férias que deu inicio no dia 08 de janeiro.
A Colônia de férias esta sendo realizada com crianças de 03 a 12 anos nas comunidades urbanas da Paróquia, seu principal objetivo é evangelizar as crianças através de brincadeiras, além das brincadeiras temos passados a eles grito de guerra da IAM, e lemas, há também momentos de espiritualidade com as crianças.

Elana Volpato
(Animadora que está em Guajará-mirim-RO)




























Por: Erika Mara Vargas

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Missa de envio dos missionários para Guajará-mirim-RO

Aconteceu ontem, a missa de envio dos 8 missionários da arquidiocese de Maringá que estão indo para a Igreja Irmã, Paróquia Nossa Senhora Aparecidade na Cidade de Guajará-mirim-RO.

Desejamos boa viagem aos missionários, que Deus abençoe o trabalho a ser realizado.

Estaremos aqui rezando por todos vocês e esperando noticias.


Abraços









Por: Erika Mara Vargas













segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Envio de Missionários Leigos à Guajará-mirim-RO

O COMIDI convida a todos, para participar da missa de envio dos missionários que vão para Guajará-mirim-RO.

Serão no total 08 membros do COMIDI que estarão indo em missão para trabalhar com 2 projetos:

Projeto 1) Colônia de Férias com crianças carentes dos Bairros da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Guajará-Mirim.

Projeto 2) Apoiando a missionaridade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Guajará-Mirim, despertando, preparando e acompanhando as lideranças das comunidades em visitas de porta-a-porta, por 3 a 4 anos consecutivos.

A celebração será nesta terça-feira dia 03 de janeiro, às 18hs30, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória de Maringá-Pr, presidida por DOM ANUAR BATTISTI.

Sua presença será motivo de alegria para todos nós, principalmente para os missionários que partem em missão.


Por: Erika Mara Vargas

Quem sou eu

Minha foto
Comissão criada para continuar o trabalho que Jesus deu a seus discípulos: "Ide e anunciai a Boa Nova a todos os povos".