quarta-feira, 25 de maio de 2011

"A reza do terço no vizinho"

As pessoas que são de cidades pequenas ou que já moraram no sítio devem lembrar um hábito muito comum destes lugares: a reza do terço no vizinho.
Pois bem, em "formato atual", ontem à noite (24/05/2011), o Conselho Missionário da paróquia N. Senhora da Glória retomou este antigo, mas valioso hábito e realizou o primeiro "Terço na Rua".
Como tentativa de reunir novamente as famílias e incentivar a prática da oração e devoção mariana, o Comipa da Catedral, na pessoa de sua coordenadora Ilda Cazzotti, promoveu na Rua Marcelino Champagnat (a partir do Colégio Marista) a oração do Terço mariano.
As famílias foram anteriormente convidadas e algumas casas se prontificaram com um pequeno altar no qual era colocada a imagem de Nossa Senhora Aparecida para que ali, em frente aquela residência, fosse proclamado um mistério do Terço.
Foi lindo!
De uma residência para outra, o grupo seguia cantando, incentivado e guiado por um quarteto de jovens dos Arautos do Evangelho.
No início do terço, os Irmãos Maristas, que também fizeram seu altar para receber a imagem de Nossa Senhora, lembraram a grande dificuldade que atualmente pais e professores enfrentam para bem educar os jovens, visto o grande número de más influências do qual estes últimos são vítimas. Marisa Granero, também presente a este momento, lembrou a questão das doenças que ferem não apenas a pessoa que é tomada por esta, mas toda a família que, de uma forma ou de outra, participa da dor ao ver seu familiar adoecido. O terço foi rezado também pedindo que Nossa Senhora interceda nos ajudando a enfrentar a violência urbana, a falta de fraternidade que vai do trânsito nas ruas até de vizinho para vizinho, as drogas, a indiferença pela dor do outro, o descaso com o meio ambiente e demais males que marcam profundamente as famílias nas cidades.
Mesmo sendo um pequeno grupo, a oração foi muito expressiva e retratou como pequenos gestos fazem toda a diferença. Tal qual Maria Santíssima que com doçura e discrição percebia e socorria as necessidades daqueles que estavam próximos, assim também o Comipa Catedral se fez presente na vida das famílias da Rua Marcelino Champagnat.
Nós do Comidi parabenizamos este maravilhoso ato de fé participativa, na certeza que este será o primeiro passo para recuperar um hábito antigo de grande valor, chamado carinhosamente de: reza do terço no vizinho, mas que atualmente toda o nome de terço na rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Comissão criada para continuar o trabalho que Jesus deu a seus discípulos: "Ide e anunciai a Boa Nova a todos os povos".