terça-feira, 31 de maio de 2011

Paróquias Missionárias: um projeto possível?




Este foi o tema do Encontro Paranaense de Renovação Paroquial que aconteceu em Ponta Grossa-PR, de 26 a 29 de maio de 2011.
Com a assessoria do Pe. José Carlos Pereira - CP, o encontro apresentou possibilidades para implantação da missão permanente nas paróquias que, segundo o assessor, devem, a princípio, organizar seus trabalhos pautados nas 4 diretrizes apresentadas pela CNBB: serviço, diálogo, anúncio e testemunho. O encontro foi dividido em 2 dias de formação para padres e religiosos, nos quais estiveram presentes 132 sacerdotes. Nossos representantes arquidiocesanos foram: Pe. Sidney Fabril e Pe. Emerson C. Carvalho. Os 2 dias seguintes foram destinados à formação de leigos entre os quais, representando o Comidi-Maringá, estavam presentes o missionário José Donizete Duarte e a missionária Liliam Vitória Busatto.
Presença de destaque durante todo o evento foi D. Sérgio Arthur Braschi, Bispo de Ponta Grossa e presidente da Comissão Episcopal para Animação Missionária e Cooperação Inter-eclesial. Com toda sua simpatia e animação missionária procurou exaltar o espírito missionário e lembrar que a missão cabe, inicialmente, àqueles que consagram sua vida ao mandato de Cristo, todavia, foi entre os leigos que as grandes obras missionárias florenceram. Logo, a missão continental é trabalho de todos, para todos.
Este encontro foi promovido pelo Comire - Conselho Missionário Regional, do Regional Sul II e coordenado pela Ir. Dirce Gomes, coordenadora do Comire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Comissão criada para continuar o trabalho que Jesus deu a seus discípulos: "Ide e anunciai a Boa Nova a todos os povos".