segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Carta enviada pelo Bispo de Bafatá para Assembléia do Povo de Deus

Foi com muita alegria que participamos da XXXI Assembléia do Povo de Deus do Regional Sul II da CNBB. A temática foi “A Palavra de Deus na Vida das Comunidades” e a avaliação da aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil no Regional Sul II. O evento reuniu 160 lideranças das 19 Dioceses do Paraná e contou com a presença de Arcebispos e Bispos, Coordenadores da Ação Evangelizadora, assessores, coordenadores de pastorais e organismos e leigos das Dioceses. Nós, representantes da dimensão missionária do COMIRE - Conselho Missionário Provincial. Levamos ao conhecimento da Assembléia uma carta de D. Pedro Carlos Zilli, Bispo de Bafatá- Guiné Bissau, África. Todos ficaram encantados com o trabalho do qual participamos. Leiam, na sequência, a carta enviada por D. Pedro, Bispo de Bafatá, África:
___________________________________________________________

Bafatá, 23 de Setembro 2010

Aos Senhores Bispos do
Regional Sul II, Paraná

Meus irmãos Bispos,

A Irmã Dirce Gomes da Silva escreveu-me para dizer que os senhores estarão reunidos de 24 a 26 de Setembro. Disse-me que a Presidência reservou um tempo para o COMIRE falar dos seus projetos além fronteiras. Disse que falariam da Diocese de Bafatá, da presença dos Missionários do Paraná em Bafatá e que pensavam em “propor um projeto além fronteira para o Regional”. Pediu-me que eu enviasse algo da Diocese.

Fiquei contente com mensagem que ela me mandou e contente por poder aprofundar a comunhão com os senhores através destas palavras.
Começo dizendo que a presença de missionários brasileiros na Guiné-Bissau é muito boa: as irmãs brasileiras nas dioceses de Bissau e Bafatá (que cobrem todo o território da Guiné-Bissau) são 42 num total de 145 provenientes de vários Países e mesmo da própria Guiné (com 19). Os padres brasileiros somos poucos. Entre os quais, contamos com dois diocesanos: um de Diamantina-MG) - (Maurilio Vaz) e um de Florianópolis –SC- (Lúcio Espíndola Santos), ambos associados ao P.I.M.E.

Uma experiência fundamental tem sido o “Projeto de Solidariedade” entre a Igreja do Brasil e da Guiné-Bissau no âmbito da formação académica no Seminário Maior Dom Settimio Arturo Ferrazzetta em Bissau. Tal projeto foi idealizado no Vº Encontro dos Presidentes das Conferências Episcopais Lusófonas, realizado em Bissau, nos dias 16 a 20 de Janeiro de 2004, com a participação de Dom Geraldo Majella Agnelo e Dom Celso Queirós. O Projeto teve início em Dezembro do mesmo ano com a vinda do Pe. Gervasio Queiroga. De dezembro 2005 a janeiro 2006, recebemos o Pe. César Braga da Arquidiocese de Londrina. Em Janeiro e Fevereiro de 2007 recebemos Pe. César Braga e Dom José Antônio Peruzzo. Bispo de Palmas/Francisco Beltrão. Em Janeiro e Fevereiro de 2008 recebemos os padres Videlson Teles de Meneses da Arquidiocese de Aracaju (SE) e Dom Hugo da Silva Cavalcante, OSB. Em janeiro e fevereiro de 2009 contamos com a presença dos padres Joao Justino de Medeiros Silva da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG) e Wilson Augusto Costa Cabral da Congregaçao dos Missionarios Sacramentinos de Nossa Senhora. Em Janeiro e Fevereiro deste ano 2010, tivemos a alegria de receber os Padres Videlson Teles de Meneses e Lauro Sérgio Versiani Barbosa da Arquidiocese de Mariana (MG).

E os frutos vão surgindo: neste ano 2010, 12 jovens guineenses foram ordenados sacerdotes; 06 franciscanos; 03 da Diocese de Bafatá; 02 da Diocese de Bissau e 01 do P.I.M.E. que foi destinado à Papua Nova Guiné, na Oceânia. E a Igreja da Guiné-Bissau que vai se abrindo à missões além-fronteiras. Destes 12, somente o do P.I.M.E. não estudou no Seminário Maior de Bissau. Todos os outros fazem parte do primeiro grupo que abriu o Seminário em 2002. E o Brasil participou da formação destes jovens sacerdotes através dos missionários que aqui estamos, através do envio dos professores e de outras iniciativas.
Sublinho que dioceses, paroquias, grupos, pessoas individuais têm nos enviado ofertas para a catequese (como no caso de Palmas/Francisco Beltrão), ajuda para a formação dos seminaristas, para a vida quotidiana da Diocese, para estudantes do ginásio, do colegial e universitários, o apoio aos estudantes guineenses que estão em Maringá.
Em 1997 e 2007 recebemos, na Guiné-Bissau, a visita da Doutora Zilda Arns. A partir destas visitas, a Pastoral da Criança foi oficializada neste nosso País e já conta com mais de 1000 crianças atendidas. Toda a atividade é feita em colaboração com as Igrejas Evangélicas e com os Muçulmanos.
Outra iniciativa importante: já dois radialistas católicos, um de Maringá e outro de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) vieram dar formação para o pessoal da nossa rádio católica “Sol Mansi” (“ O Sol nasceu”).
Nesta lista de empenhos da Igreja do Brasil na Guiné-Bissau, saliento com muito carinho a presença missionaria laical. Atualmente, temos 03 leigos de Maringá (Adriana e o casal Alberto e Beliuza); Uma jovem de Umuarana (Joicieli); duas jovens de Londrina (Cristina e Fabiana); Uma senhora de Florianópolis (Célia); 03 consagrados do “Divino Oleiro” de Florianópolis (Erikson, Cláudia e Elaine). Empenham-se na catequese, na escola, na saúde, na Pastoral da Criança. Dão um testemunho de fé digno de quem procura o viver o cristianismo num ambiente ainda sem uma maior tradição cristã.
Dom José Câmnate (Bispo de Bissau) e eu continuamos abertos para acolher presbíteros diocesanos que se disponham para uma atividade pastoral entre nós. Acolhemos igualmente os leigos que queiram dedicar anos de suas vidas à missão além-fronteiras.
Com estima, envio-lhes o meu abraço fraterno com votos de frutuosa Assembleia. Uma especial saudação a Dom Albano Cavallin que me ordenou bispo; a Dom Orlando Brandes, meu professor e meu arcebispo em Londrina. A Dom José António Peruzzo que esteve na Guiné e que tem envolvido seus catequistas e catequizandos no apoio à catequese desta nossa terra. Minha saudação à Irmã Dirce e a todo o pessoal do COMIRE.

Dom Pedro Carlos Zilli
Bispo de Bafatá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Comissão criada para continuar o trabalho que Jesus deu a seus discípulos: "Ide e anunciai a Boa Nova a todos os povos".