quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Notícias de Bafatá

Recebemos notícias de nossa missionária Adriana. Colocamos aqui a carta que ela nos enviou na íntegra para que vocês fiquem por dentro do trabalho que ela vem desenvolvendo na África:

Bafatá, 12 de julho de 2000

Caros amigos,
Aqui estou eu novamente, para contar-lhes do meu retorno a Guiné-Bissau, agora não como uma experiência missionária, mas como missionária, é claro que ainda tenho muito que ver e aprender.
Dia 29 de julho completarei 3 anos aqui em Bafatá, dou graças a Deus por ter me dado a oportunidade de estar no meio deste povo tão acolhedor que me fez sentir-se em casa.
Depois de minhas férias no Brasil, pude perceber o quanto foi e é importante para mim o trabalho missionário. Vi que Deus chama e não abandona, o quanto é importante a oração nos momentos difíceis, o apoio da família, que vale a pena renunciar várias coisas para ir de encontro com outros povos, que a nossa maior recompensa não serão fortunas de dinheiro, mas aquilo que já acumulamos perante os olhos de Deus.
Já estamos em período de férias, escolar e pastoral. As chuvas já começaram, podemos perceber a beleza do verde despontando de todos os lados.
Mas o trabalho com as grávidas da Casa das Mães, este não pode parar. Um belo projeto que tem dado bons resultados, diminuição de óbitos maternos e infantis, as grávidas vêem para as consultas no inicio da gestação, o que aprendem na Casa das Mães (higiene, alimentação....) quanto voltam para a aldeia ensinam as outras futuras mamães, a terem uma gravidez mais saudável e de menos riscos. Iniciamos com elas, aulas de costura, iniciação de alfabetização (chamamos aqui de “djumbai ku letras e números”) e também um dia de recreação. Os recursos materiais são poucos, mas tentamos fazer o que podemos. Depois de algum tempo elas voltam para mostrar seus filhos, agradecidas pelo acompanhamento que a Missão Católica deu a elas, sendo que a maioria delas são mulçumanas. Só a alegria e a gratidão estampadas em seus rostos, já é uma recompensa para nós os missionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Comissão criada para continuar o trabalho que Jesus deu a seus discípulos: "Ide e anunciai a Boa Nova a todos os povos".