sábado, 15 de agosto de 2009

Intenção Missionária para o mês de agosto

Mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões - 2009

MENSAGEM DO SANTO PADRE PARA O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES DE 2009
(18 DE OUTUBRO)
"As nações caminharão à sua luz" (Ap 21, 24)
Queridos irmãos e irmãs,Neste domingo dedicado às missões, dirijo-me antes de mais a vós, Irmãos no ministério episcopal e sacerdotal, e também a vós, irmãos e irmãs do Povo de Deus, para vos exortar a reavivardes a consciência do mandato missionário de Cristo, a fim de fazer com que "todos os povos se tornem seus discípulos" (Mt 28, 19), seguindo as pegadas de São Paulo, o Apóstolo dos Gentios."As nações caminharão à sua luz" (Ap 21, 24). O objectivo da missão da Igreja é iluminar com a luz do Evangelho todos os povos em seu caminhar na história rumo a Deus, para que encontrem n'Ele a sua plena realização. Devemos sentir o anseio e a paixão de iluminar todos os povos, com a luz de Cristo, que resplandece no rosto da Igreja, para que todos se reúnam na única família humana, sob a amável paternidade de Deus.É nesta perspectiva que os discípulos de Cristo espalhados pelo mundo trabalham, se dedicam, gemem sob o peso dos sofrimentos e doam a vida. Reitero com veemência o que muitas vezes foi dito pelos meus Predecessores: a Igreja não age para ampliar o seu poder ou reforçar o seu domínio, mas para levar a todos Cristo, salvação do mundo. Pedimos só que nos seja dado servir toda a humanidade, sobretudo a mais sofredora e marginalizada, porque acreditamos que "o compromisso de anunciar o Evangelho aos homens de nosso tempo... é sem dúvida alguma um serviço prestado à comunidade cristã, mas também a toda a humanidade" (Evangelii Nuntiandi, 1), que "apesar de conhecer realizações maravilhosas, parece ter perdido o sentido último das coisas e de sua própria existência"(Redemptoris Missio, 2).
1. Todos os Povos são chamados à salvação
Na verdade, a humanidade inteira tem a vocação radical de voltar à sua origem, que é Deus, em quem e só em quem ela encontrará a sua plenitude por meio da restauração de todas as coisas em Cristo. A dispersão, a multiplicidade, o conflito, a inimizade serão repacificadas e reconciliadas através do sangue da Cruz e reconduzidas à unidade.O novo início já começou com a ressurreição e a exaltação de Cristo, que atrai a si todas as coisas, as renova, as torna participantes da eterna glória de Deus. O futuro da nova criação brilha já em nosso mundo e acende, mesmo se entre contradições e sofrimentos, a nossa esperança por uma vida nova. A missão da Igreja é "contagiar" de esperança todos os povos. Por isso, Cristo chama, justifica, santifica e envia os seus discípulos para anunciar o Reino de Deus, a fim de que todas as nações se tornem Povo de Deus. É somente nesta missão que se compreende e se confirma o verdadeiro caminho histórico da humanidade. A missão universal deve tornar-se uma constante fundamental na vida da Igreja. Anunciar o Evangelho deve ser para nós, como já dizia o apóstolo Paulo, um compromisso urgente e inadiável.
2. Igreja peregrina
Toda a Igreja, sem confins e sem fronteiras, se sente responsável por anunciar o Evangelho a todos os povos (cf. Evangelii Nuntiandi, 53). Ela, germe de esperança por vocação, deve continuar o serviço de Cristo no mundo. A sua missão e o seu serviço não se limitam às necessidades materiais ou mesmo espirituais confinadas à existência temporal, mas abarcam a salvação transcendente que se realiza no Reino de Deus. (cf. Evangelii Nuntiandi, 27). Este Reino, mesmo sendo em sua essência escatológico e não deste mundo (cf. Jo 18,36), está também neste mundo e em sua história é força de justiça, paz, verdadeira liberdade e respeito pela dignidade de todo o ser humano. A Igreja aspira a transformar o mundo com a proclamação do Evangelho do amor, "que ilumina incessantemente um mundo às escuras e nos dá a coragem de viver e agir e ... deste modo, fazer entrar a luz de Deus no mundo" (Deus Caritas est, 39). Esta é a missão e serviço em que, também com esta Mensagem, chamo a participar todos os membros e instituições da Igreja.
3. Missão ad gentes
A missão da Igreja é chamar todos os povos à salvação realizada por Deus em seu Filho encarnado. É necessário, portanto, renovar o compromisso de anunciar o Evangelho, fermento de liberdade e progresso, de fraternidade, união e paz (cf. Ad Gentes, 8). Desejo "novamente confirmar que a tarefa de evangelizar todos os homens constitui a missão essencial da Igreja" (Evangelii Nuntiandi, 14), tarefa e missão que as vastas e profundas mudanças da sociedade actual tornam ainda mais urgentes. Está em questão a salvação eterna das pessoas, o fim e a plenitude da história humana e do universo. Animados e inspirados pelo Apóstolo dos Gentios, devemos estar conscientes de que Deus tem um povo numeroso em todas as cidades percorridas também pelos apóstolos de hoje (cf. Act 18, 10). De facto, "a promessa é em favor de todos aqueles que estão longe, de todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar"(Act 2, 39).Toda a Igreja se deve empenhar na missão ad gentes, enquanto a soberania salvífica de Cristo não estiver plenamente realizada: "Agora, porém, ainda não vemos que tudo lhe esteja submetido" (Heb 2,8).
4. Chamados a evangelizar também por meio do martírio
Neste dia dedicado às missões, recordo na oração aqueles que fizeram de suas vidas uma exclusiva consagração ao trabalho de evangelização. Menciono em particular as Igrejas locais, os missionários e missionárias que testemunham e propagam o Reino de Deus em situações de perseguição, com formas de opressão que vão desde a discriminação social até à prisão, à tortura e à morte. Não são poucos aqueles que nos últimos anos morreram por causa do seu "Nome". É ainda de grande actualidade o que escreveu o meu venerado Predecessor, o Papa João Paulo II: "A comemoração jubilar descerrou-nos um cenário surpreendente, mostrando o nosso tempo particularmente rico de testemunhas, que souberam, ora dum modo ora doutro, viver o Evangelho em situações de hostilidade e perseguição até darem muitas vezes a prova suprema do sangue" (Novo Millennio Ineunte, 41).A participação na missão de Cristo, de facto, destaca também a vida dos anunciadores do Evangelho, aos quais é reservado o mesmo destino de seu Mestre. "Lembrem-se do que vos disse: nenhum servo é maior que o seu senhor. Se me perseguiram, também vos hão-de perseguir " (Jo 15, 20). A Igreja faz o mesmo caminho e passa por tudo aquilo que Cristo passou, porque não age baseando-se numa lógica humana ou usando a força, mas seguindo o caminho da Cruz e fazendo-se, em obediência filial ao Pai, testemunha e companheira de viagem desta humanidade. Às Igrejas antigas como às de recente fundação, recordo que são constituídas pelo Senhor como sal da terra e luz do mundo, chamadas a irradiar Cristo, Luz do mundo, até aos extremos confins da terra. A missão ad gentes deve ser a prioridade de seus planos pastorais. Para as Obras Missionárias Pontifícias vai o meu agradecimento e encorajamento pelo seu indispensável trabalho de animação, formação missionária e ajuda económica às jovens Igrejas. Por meio destas instituições pontifícias, realiza-se de forma admirável a comunhão entre as Igrejas, com a troca de dons, na solicitude recíproca e na comum programação missionária.
5. Conclusão
O impulso missionário sempre foi sinal de vitalidade de nossas Igrejas (cf. Redemptoris Missio, 2). É preciso, todavia, reafirmar que a evangelização é obra do Espírito, e que antes mesmo de ser acção, é testemunho e irradiação da luz de Cristo (cf. Redemptoris Missio, 26) através da Igreja local, que envia os seus missionários e missionárias para além de suas fronteiras. Rogo a todos os católicos que peçam ao Espírito Santo que aumente na Igreja a paixão pela missão de proclamar o Reino de Deus e que ajudem os missionários, as missionárias e as comunidades cristãs empenhadas nesta missão, muitas vezes em ambientes hostis de perseguição. Ao mesmo tempo, convido todos a darem um sinal credível da comunhão entre as Igrejas, com uma ajuda económica, especialmente neste período de crise que a humanidade está a viver, a fim de colocar as jovens Igrejas em condições de iluminar as pessoas com o Evangelho da caridade. Sirva-nos de guia em nossa acção missionária a Virgem Maria, Estrela da Evangelização, que deu ao mundo Cristo, luz das nações, para que Ele leve a salvação "até aos confins da terra" (Act 13, 47).
A todos, a minha Bênção
Cidade do Vaticano, 29 de junho de 2009

Mandamentos dos Missionários

1. Ter humildade para servir e acolher a todos, sem distinção.
(Mt 20,25-28; Lc 10,30-34)
2. Ter disponibilidade para estar sempre a serviço do Reino de Deus. ( Lc 9,57-62)
3. Ter despojamento para servir a Deus e aos irmãos, confiando, sempre na Providência Divina. ( Lc 9, 1-6)
4. Ter força espiritual, através de uma vida de oração.
( Lc 6,12; Lc 9,28-29; Mt 14,32-24)
5. Ter coragem e confiança em Deus, diante de todos os desafios para anunciar o Evangelho, denunciando as injustiças e vencendo todos os tipos de males que oprimem.( Lc 4,16-19 )
6. Buscar sempre a inspiração de Deus para levar o amor, o carinho, a paz, o perdão e a reconciliação. ( Jo 14,12-13 )
7. Ter clareza e sabedoria de Deus no agir e no falar lembrando sempre as atitudes, ações e palavras de Jesus.
8. Ter solidariedade e companheirismo para se integrar bem na equipe missionária.( Rm 12, 2-8)
9. Ter profunda comunhão com Deus para que seu testemunho seja verdadeiro e coerente.( Jo 15,4-5)
10. Reconhecer a Grandeza de Deus e se alegrar pelo valor e dons que ele dá a cada um. ( Lc 10,17-21)
Pense nisso...

Matéria no Jornal Maringá Missão

Sempre temos uma notinha no jornal Maringá Missão, neste mês de agosto a Pedrina escreveu sobre a missão feita na Paróquia São Silvestre, vale a pena conferir e sempre ficar de "olho" neste jornal que sempre traz todas as atividades e novidades de nossa diocese.



É só clicar na matéria que ela fica num tamanho maior!!!

E tem também na página 06 uma matéria intitulada: "Testemunho Missionário", que não colocaremos aqui na íntegra porque fala sobre a nossa missionária Adriana e já fizemos uma postagem anteriormente sobre o mesmo assunto, mas confiram no jornal pois ficou muito legal...

Missão em Guajará Mirim

Alguns de nossos missionários foram para Guajará Mirim fazer missão, abaixo fotos do dia da Missa do Envio, celebrada pelo nosso bispo D. Anuar:




Nossos missionários já em Guajará Mirim:



Assembléia em Guarapuava

Olhem nosso pessoal na assembléia do COMIRE em Guarapuava:




Avaliação da Assembléia Regional - COMIRE - CNBB Sul II

Abaixo segue na íntegra, para que todos os nossos missionários e paróquias fiquem por dentro, da avaliação da Assembléia regional do Comire:
CONSELHO MISSIONÁRIO REGIONAL - COMIRE - CNBB SUL II
AVALIAÇÃO DA ASSEMBLÉIA REGIONAL

Local: Centro de Formação Juan Diego (Casa Indígena), Guarapuava – PR
Data: 17/07/09 a 19/07/2009.
GRUPOS: Províncias Eclesiásticas.

BENDITO SEJA DEUS PELA...
Acolhida da Diocese de Guarapuava na pessoa de Dom Wagner e das equipes de serviço..
Presença Missionária das Dioceses com seus representes: Bispos (2), Padres (08),
Religiosas (09) e Leigos dos diversos COMIDIs e Infância e Adolescência Missionária .

Assessores: Dom Sérgio Arthur Braschi, Pe. Memore Restori, Pe. Sante Gatto,
Pe. Fabiano S. Kache.

SOMBRAS: Ausência de algumas dioceses (3), despreparo por parte de algumas dioceses, pouca animação, sinalização para chegar ao local, conversas paralelas durante as palestras, interação do grupo. Venda de material dentro da sala de palestra.

SUGESTÕES PARA AS PRÓXIMAS ASSEMBLÉIAS:
Preparação prévia dos participantes nas Províncias para a Assembléia;
A Diocese que recebe preparar uma equipe de canto: Litúrgicos e animação;
Não ter venda de material durante as palestras;
Mais dinâmicas;
Possibilitar mais interação entre os participantes.


REUNIÕES DO COMIRE:

Local: Sede da CNBB - Curitiba
01 de Março de 2010
07 de Junho de 2010
04 de Outubro de 2010

ASSEMBLÉIA DE 2010
LOCAL:
Arquidiocese de Londrina.
Dias: 16, 17,18 de Julho de 2010.

ESCOLHA DE NOVAS COORDENAÇÕES:

INFÂNCIA E ADOLESCENCIA MISSIONÁRIA PARA O REGIONAL SUL II

A jovem: Elaine Aparecida Machado – Diocese de Curitiba.

PROVINCIA ECLESIÁSTICA DE CURITIBA:

Coordenador: Pe. Sante Gatto – Missionário Xavariano. Diocese de Curitiba.
Infância e Adolescência Missionária: Neuci Marques – Diocese de Ponta Grossa.

PROVINCIA ECLESIÁSTICA DE CASCAVEL:

Coordenador: Pe. Elio Rama – Missionário das Consolata Diocese de Cascavel
Infância e Adolescência Missionária: Ir. Marlene Betlinski Diocese de Cascavel

PROVINCIA ECLESIÁSTICA DE LONDRINA

Coordenador (a) Srª. Ana Bastos – Diocese de Cornélio Procópio.
Assessor: Pe. Braz Lourenço – PIME .
Infância e Adolescência Missionária: Sr. Edson Roberto Rodrigues e Wagner Araújo Arquidiocese de Londrina.


PROVINCIA ECLESIÁSTICA DE MARINGÁ.

Coordenadora: Srª. Pedrina Souza Cruz – Arquidiocese de Maringá.
Assessora: Ir. Cleonice Ana de Castro.
Infância e Adolescência Missionária: Srª. Terezinha Cazarim – Diocese de Campo Mourão.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O COMIRE:

  • A Coordenadora do COMIRE visita as Dioceses;
  • A coordenadora do COMIRE visitar os COMIPROs;
  • Realizar Retiro Espiritual para os COMIDIs:

Local Casa de Retiro em Maringá. / Orientador: Dom Orlando Brandes ou Dom Anuar.

  • Um encontro de Formação sobre Missão Ecologia, com enfoque no Aqüífero Guarani;
  • Encontro de formação para os COMIDIs sobre as Pontifícias Obras Missionárias;
  • Fazer um jornal informativo trimestral com fotos artigos e formação.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA AS PROVINCIAS ECLESIÁSTICAS:

Arquidiocese de Maringá:
Congresso Missionário com o tema Paróquias Missionárias.
Local: Maringá.
Data: 31 de Outubro de 2010

Casal Missionário da Diocese em Bafatá

Temos um casal que está fazendo missão na África, são eles: Alberto e Beliuza Kloster.
Abaixo estão algumas fotos do trabalho deles por lá...

Casal Alberto e Beliuza

Centro de recuperação

Guiné Bissau

Guiné Bissau

Recuperação da Catedral de Bafatá

Dom Pedro, bispo de Bafatá, África.

Comissão Missionária no youtube...

Para conhecer mais ainda
sobre nosso trabalho missionário
(que agora está até no youtube...)
acesse os seguintes endereços:

Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=WGPts9_s8uc

Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=83sIJLp7Adk

Mais fotos da missão além fronteiras Bafatá/África:





quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Visita missionária em São Pedro do Ivaí, dias 22 e 23 de fevereiro de 2008:


Visita missionária à Paróquia Mãe de Deus em Presidente Castelo Branco:

Podemos afirmar com sinceridade que tivemos nos dias 28/02 e 01/03 um grande momento de espiritualidade e bênçãos em nossa Paróquia. Analisamos como um verdadeiro ânimo e despertar pastoral em nossa comunidade.
Finalmente depois de muita expectativa, motivação através das missas na Igreja, e divulgação pela nossa Rádio Local e pela força evangelizadora da querida Rádio Colméia, tivemos a alegria de iniciar na nossa Paróquia esse bonito trabalho missionário. A equipe de coordenação desta missão: Pe. Gessivan, Pe. Fernando, Pe. Emerson, Ir. Murialdinas, CPP e CAE da Paróquia, Marta, Pedrina.
Mobilização do pessoal das comunidades na organização para a chegada dos missionários envolveu-se: as lideranças dos setores, alguns jovens e crianças, famílias (que foram distribuídos os anjos e pouso para os missionários) e pessoas que com disponibilidade e responsabilidade deram conta do recado.
Foi organizado cartazes, faixas, crachás, flores, materiais para a missão.
Fizemos reunião, onde foi distribuído por setores os anjos guias dos missionários, pouso dos missionários nas famílias, alimentação e o bem-estar dos missionários.Tudo foi feito com muito carinho e amor, disponibilidade, alegria para que tudo desse certo na realização deste evento religioso
Dia 28/02 tivemos a grande satisfação e a graça de receber a maravilhosa equipe missionária do anúncio, vindos de Maringá e outras cidades. Esses 40 missionários foram acolhidos no salão paroquial com cantos e a presença calorosa do pessoal da comunidade. Tomaram o café da manhã e foi passado o cronograma da manhã como sugestão em seguida dirigiram-se a Igreja Matriz, onde o Padre Gesivan fez um momento de espiritualidade como envio dos missionários juntamente com Padre Fernando, deram a bênção da água e de envio. Os missionários foram conduzidos pelos anjos guias ás famílias a serem visitadas. Cada equipe missionária tinha consigo o horário paroquial, o horário da semana santa, santinhos com orações, água benta e a Bíblia.
Ao meio-dia os missionários foram acolhidos no Centro da Pastoral da Criança, onde foi oferecido almoço preparado com muito carinho pelo pessoal da comunidade. As 13:30 retornaram à missão, à tardezinha na comunidade São Pedro e São Paulo tiveram um momento de espiritualidade muito rico junto com o pessoal desta comunidade.
À noite tiveram pouso nas famílias que acolheram e houve uma boa interação destas com os missionários.
No domingo pela manhã tivemos um momento especial de oração diante do Santíssimo Sacramento conduzido por Irmã Francisca e Pedrina, após retornaram a missão. Almoço nas famílias.
E como alguns setores agilizaram o trabalho rapidamente no sábado, foi possível ir também às três Vilas Rurais que por sinal foi muito bom.
Regressando das vilas, as 16h no salão paroquial, pudemos fazer uma rápida avaliação geral do trabalho realizado e em seguida lanche.
Concluindo o trabalho missionário as 19h com a missa de ação de graças na Igreja Mariz. Na oportunidade, Pedrina apresentou a Equipe de Anúncio da Arquidiocese de Maringá. Em homenagem a esse lindo trabalho missionário foi lido uma mensagem a todos os missionários, seguida da canção a entrega de um cartão e uma flor a cada missionário em gratidão.
Ainda é cedo para ver os frutos deste trabalho, temos a esperança de despertar mais lideranças e participação das famílias na comunidade paroquial. Ouvimos somente comentários positivos ao respeito do trabalho realizado.

Fotos da visita missionária a Castelo Branco:





quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Nos dias 20,21 e 28 de junho a equipe da Comissão do Anúncio fez missão na paróquia São Silvestre, em Maringá , segue abaixo fotos da missão:










Quem sou eu

Minha foto
Comissão criada para continuar o trabalho que Jesus deu a seus discípulos: "Ide e anunciai a Boa Nova a todos os povos".