domingo, 2 de outubro de 2011

"Meu Deus, eu Vos amo... eu Vos amo".


Outubro é o mês que se comemora a missão, é meio que contraditório, pois nos nossos dias atuais, passamos a compreender melhor a missão, e entendemos que não há missão para ontem a emergência é para o agora. Devemos enfocar nossa comemoração à Santa Teresinha do Menino Jesus, àquela que sem nunca ter saído do convento dedicava sua vida toda em oração em prol das missões, também mantinha contatos escrevendo aos missionários dando-lhes forças e esperanças para continuarem firmes na caminhada. Santa Teresinha era francesa, que nasceu em 1873, e morreu no ano de 1897.


Ela não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor e sabia que o coração de todos nós foram feitos para amar. Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus. Todos os gestos e sacrifícios, dos menores aos maiores, ofereciam a Deus, pela salvação das almas e na intenção da Igreja. Era missionária permanente. “Compreendi que a Igreja tinha um corpo, composto de diferentes membros, não lhe faltava o membro mais nobre e mais necessário. Compreendi que a Igreja tinha um coração, e que este coração ardia de amor. Compreendi que só o amor fazia os membros da Igreja agirem, que se o amor viesse a se apagar, os Apóstolos não anunciariam mais o Evangelho, os Mártires se recusariam a derramar seu sangue [...]”. O mais profundo desejo do coração dela era ter sido missionária "desde a criação do mundo, até a consumação dos séculos", e como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam Jesus, continua ainda hoje, vivendo no Céu, fazendo o bem aos da terra.


Proclamada principal padroeira das missões em 1927, padroeira secundária da França em 1944, e Doutora da Igreja, que nos ensina o caminho da santidade pela humildade em 1997 na data do seu centenário. Ela mesma testemunha que a primeira palavra que leu sozinha foi:"céus".

A exemplo de Santa Teresinha do Menino Jesus, devemos fazer a missão acontecer em todos os momentos de nossas vidas, desde os joelhos que se dobram até ao sair dos nossos considerados espaços confortáveis e egoístas para levar o grande amor que é Deus a toda a criatura. Ser missionário é estar vigilante permanente, pensar e ajudar o próximo mesmo na distância. A missão começa no ontem!

Valdereza S. de Souza
Secretária do COMIDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Comissão criada para continuar o trabalho que Jesus deu a seus discípulos: "Ide e anunciai a Boa Nova a todos os povos".