quinta-feira, 21 de abril de 2011

Na Páscoa, a vida vence a morte



“Porque procurais entre os mortos Aquele que vive? Ele não esta aqui, ressuscitou” ( Lc 24,5-6)
A palavra páscoa que vem do hebraico “pessach”, significa passagem, vida nova. Os povos antigos de cultura agrícola celebravam a páscoa como a saída do inverno e a chegada da primavera; os judeus celebram a passagem da escravidão para a libertação, conforme o relato do livro do Êxodo (12:18,19; 13:3-10), e nós cristãos nesta festividade celebramos a passagem da morte para vida nova cheia de transformações, através da ressurreição de Jesus Cristo. A páscoa é sem dúvida a maior e mais importante festa do ano litúrgico cristão, no domingo de Páscoa, esse acontecimento ganha destaque, pois é nesse dia que se comemora a festa da renovação, uma espécie de aniversário da ressurreição.
Em toda celebração pascal existe uma força espiritual que impulsiona o ser humano para uma condição nova, desconhecida, de esperança e de amor restaurado.
Porque procurais entre os mortos Aquele que vive? Ele não esta aqui, ressuscitou”( Lucas 24,5-6). Ressuscitou e se faz presente no caminho de todos que buscam na própria vida uma maneira nova e eficaz, de viver o pleno amor de Deus. Ressurreição é sentir que Jesus ao se fazer presente, nos preenche de graças e nos faz libertos das coisas negativas vividas no dia a dia que mundo nos proporciona.
Na sociedade em que vivemos, temos presenciado muitas pessoas que estão eternizando o presente, muitos não querem pensar em uma situação nova, apenas desejam melhorar um pouco a atual, por isso a festa da páscoa fica reduzida a feriado religioso que intensifica a economia: o turismo, o chocolate, o bacalhau. Porém não podemos perder o real sentido, é a beleza sempre nova da Páscoa, a passagem para as primaveras da vida, a libertação das amarras do presente e a ressurreição, que nos impulsiona a agradecer a Deus por ter enviado Jesus para remissão dos nossos pecados. Não podemos perder o verdadeiro sentido que nos leva a festejar a beleza dessa vida transformada em Cristo na Páscoa.
Nessa Páscoa, deixemo-nos revigorar por Cristo nossa força e que Ele possa ser tudo em todos. Que o Espírito do ressuscitado inunde nosso coração e todo nosso ser, para que assim uma vida nova brote em nós e em nossa comunidade. Maria que permaneceu junto a seu filho Jesus na cruz, no sofrimento e por isso contemplou o ressuscitado, nos ajude a também permanecer com Ele e contemplar sua face resplendorosa.
Tenhamos todos uma FELIZ E SANTA PÁSCOA!

Érika Mara Vargas
Psicóloga - membro do COMIDI

Um comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Comissão criada para continuar o trabalho que Jesus deu a seus discípulos: "Ide e anunciai a Boa Nova a todos os povos".