terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A nova evangelização para a transmissão da fé cristã

Com grande alegria chegamos ao final de 2010 esperando ter cumprido nossa tarefa de levar Cristo a nossos irmãos. Por isso, agradecemos a Deus a força que nos concedeu durante este trabalho e agradecemos a você missionário pelo esforço que dedicou ao Anúncio da Boa Nova.
Pedimos que este Santo Natal nos traga a luz do Senhor; luz que aquece e ilumina os homens, retirando-lhes da situação de abandono quando, distanciados da paz que o Menino Jesus oferece, deixam de ser lar para o Salvador.
Esperamos que 2011 seja um ano de despertar missionário para toda a nossa Igreja e para todos que se propõem levar a mensagem da Boa Nova de Cristo. Bem sabemos que é urgente e necessário que a fiel mensagem da vinda do Senhor seja proclamada a todos os povos, a todas as gentes em todos os lugares. Tarefa difícil, sem dúvida. Mas é para esta tarefa que repetindo Jesus, nosso Papa Bento, vem nos chamar.
Por esta razão, repassamos a vocês as palavras do Papa Bento XVI durante o Angelus no domingo de 24 de outubro deste ano - Dia Mundial das Missões, para que esta convocação seja refletida e aceita por nós:

“(...). A próxima Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 2012, será dedicada ao tema: «A nova evangelização para a transmissão da fé cristã»
Em todos os tempos e lugares — também hoje no Médio Oriente — a Igreja está presente e trabalha para acolher todos os homens e para lhes oferecer em Cristo a plenitude da vida. Como escreveu o teólogo ítalo-alemão Romano Guardini: «A realidade “Igreja” implica toda a plenitude do ser cristão que se desenvolve na história, enquanto esta abrange a plenitude do humano que está em relação com Deus» (Formazione liturgica, Bréscia 2008, pp. 106-107).
Queridos amigos, na Liturgia hodierna lê-se o testemunho de São Paulo relativo ao prêmio final que o Senhor concederá «àqueles que desejam a sua vinda» (2 Tm 4, 8). Não se trata de uma expectativa inerte ou solitária, ao contrário! O Apóstolo viveu em comunhão com Cristo ressuscitado para «que a Palavra fosse anunciada» a fim de que «os gentios a ouvissem» (2 Tm 4, 17). A tarefa missionária não é revolucionar o mundo, mas transfigurá-lo, haurindo a força de Jesus Cristo que «nos convoca à mesa da sua Palavra e da Eucaristia, para saborear o dom da sua Presença, formar-nos na sua escola e viver cada vez mais conscientemente unidos a Ele, Mestre e Senhor» (Mensagem para o 84º Dia Missionário Mundial). Também os cristãos de hoje — como está escrito na carta A Diogneto — «mostram como é maravilhosa e... extraordinária a sua vida associada. Transcorrem a existência sobre a terra, mas são cidadãos do céu. Obedecem às leis estabelecidas, mas com o seu modo de viver ultrapassam as leis... Estão condenados a morrer, mas da morte haurem a vida. Embora façam o bem... são perseguidos mas aumentam todos os dias» (V, 4.9.12.16; VI, 9 [SC 33], Paris 1951, 62-66).
À Virgem Maria, que de Jesus Crucificado recebeu a nova missão de ser Mãe de todos os que querem crer n’Ele e segui-lo, confiemos as comunidades cristãs do Médio Oriente e todos os missionários do Evangelho.” (fonte em 21/12/2010, às 15:38: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/angelus/2010/documents/hf_ben-xvi_ang_20101024_po.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Comissão criada para continuar o trabalho que Jesus deu a seus discípulos: "Ide e anunciai a Boa Nova a todos os povos".