quarta-feira, 9 de junho de 2010

Igreja de Guiné-Bissau em festa

Nossa querida Adriana, missionária maringaense em Guiné-Bissau, manda notícias maravilhosas:


"Aqui estou para dar algumas noticias de nossa igreja de Guiné-Bissau, de como anda o nosso trabalho missionário.
Este ano Guiné-Bissau tem muito que comemorar e agradecer a Deus. Como diz sempre D.Pedro, “este foi um ano gordo”. Teremos para este ano 12 ordenações sacerdotais, sendo 6 franciscanos, 5 diocesanos (dentre eles 3 da Diocese de Bafatá) e 1 do PIME (Pontifício Instituto Missões Exteriores). Em Bafatá as ordenações aconteceram no dia 5 de junho, foi preparada uma grande celebração, com a participação de toda a comunidade. Participaram da cerimônia cerca de 700 pessoas, dentre eles D.José Camnate – bispo de Bissau, 42 padres, irmãs, leigos das duas dioceses, nosso ex-presidente da Republica entre outras autoridades. Não posso deixar de mencionar que a Igreja do Brasil teve um importante papel na formação desses futuros padres, pois desde o ano de 2006 a CNBB envia padres e até bispos, para lecionar no seminário de Teologia e também não posso esquecer de nossa Diocese de Maringá que através do Pe.Genivaldo e outros padres, fizeram uma campanha para comprar os paramentos de nossos diáconos , que hoje são os nossos mais jovens padres, Pe.Avito, Pe.Admir e Pe.Francisco.


Outro motivo de alegria é a nossa Sé Catedral de Bafatá, que foi totalmente restaurada, graças à generosidade de nossos irmãos benfeitores. Foi feito todo trabalho de instalação elétrica, pintura interna e externa, conserto do telhado e todo presbitério. Que Nossa Senhora da Assunção, padroeira de nossa Diocese, abençoe a todos que contribuiram para que o coração de nossa diocese voltasse à vida.
As chuvas por aqui já iniciaram, bastou somente uma chuva para vermos um tapete verde florescendo, tudo muito belo neste tempo, porem mesmo com as chuvas, o clima continua muito quente.
Já estamos quase entrando no ritmo das férias, escolares e pastorais. Este ano será um ano merecido para um bom descanso, pois foi um ano com muitas atividades, assembléia diocesana, ordenação diaconal e presbiteral, encontro da Cáritas Lusófonas, visita do núncio apostólico, visitas de benfeitores.... Mas tudo acompanhado pela graça de Deus.
Este ano também chegaram novos voluntários para a Diocese de Bafatá, Fabiana e Cristina da Diocese de Londrina, Erickson, Claudia e Elaine da Diocese de Florianópolis, todos já distribuídos pelas diferentes paróquias de nossa Diocese. E recentemente retornaram para Guine o casal Alberto e Beliuza, que agora ajudaram em Contuboel, 30km de Bafatá, juntamente com as Irmãs Teresinha. Costumam dizer que o bispo, D.Pedro, esta formando a Republica Federativa do Brasil.
Agradeço ao Pe.Manoel, diretor da Radio Colméia, que desde o primeiro momento em que falamos desse intercambio entre a Radio Sol Mansi da Guine-Bissau e a Radio Colméia, se colocou a disposição de ajudar no que fosse necessário. Estamos já à espera do jornalista Rafael, que fará uma formação na área de animação de radio e da Neide, secretaria da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Judas Tadeu, que poderá me dar uma mãozinha na secretaria da Cúria.
Agradeço a Diocese de Maringá, D.Anuar, pelo apoio que tem dado a igreja de Bafata, vi recentemente que publicaram a uma matéria minha na revista Maringá Missão, estão de parabéns, uma bela revista, já foi lida ate por alguns guineenses por aqui.
Agradeço aos padres Genivaldo, Ivaldir, Jeferson, Manoel, e vários outros padres, varias comunidades de Maringá, que nos tem ajudado na questão financeira, mas em primeira lugar com as orações. São as orações de vocês que nos motivam a cada dia, a superar as dificuldades.
Obrigado Pedrina, sempre pelo apoio através da Radio e das orações, obrigado pelo incentivo e força que da a todos os missionários, ainda bem que temos alguém como você, que possa sempre divulgar e incentivar a missão além-fronteiras. Acho que percebeu, meu pai esta se tornando o “ouvinte numero um da Radio Colméia”.
Forte abraço a todos, a meus pais, que devem estar ouvindo neste momento, meus irmãos, a toda Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Maringá, D.Anuar, funcionários da Radio Colméia que me acolheram muito bem quando estive ai com vocês, que Deus abençoe a todos.

Adriana Nishiyama"

Nós da Comissão do Anúncio ficamos encantados e lovamos a Deus por todas estas maravilhas. Deus proteja e abençoe o seu trabalho Adriana e de todos os demais colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Comissão criada para continuar o trabalho que Jesus deu a seus discípulos: "Ide e anunciai a Boa Nova a todos os povos".