quinta-feira, 11 de junho de 2009

TERÇO NA PRAÇA - 2009

No dia 13 de maio, como em anos anteriores, ocorreu o Terço na Praça, foi a sexta vez que Maringá teve este momento de prece no fim do expediente no centro da cidade.
A seguir fotos do evento:


Momento forte de Oração de todo o povo



Maria nossa Mãe...


Sempre presente...



Nosso bispo Dom Anuar também esteve conosco.


Viva Maria!!!!

Muitas pessoas compareceram, já no entardecer.

Pe. Emerson nosso acessor.



Local do terço na praça Raposo Tavares.
ENTREVISTA TERÇO NA PRAÇA
REALIZADA: 15/05/2009/ PARA O MM


P= O QUE VOCÊ ACHOU DO TERÇO NA PRAÇA?
R=Izaura Galvane (Jardim São domingos/São Domingos): Achei maravilhoso, emocionante, eu me senti de verdade na Cova da Iria, Portugal, onde Nossa Senhora apareceu. Quando todos cantavam a 13 de maio senti muito forte a presença dela. É muito lindo rezarmos o terço em comunidade.

P= PRA VOCÊ O QUE SIGUINIFICOU ESSE TERÇO?
R= Tereza da Silva/Jardim Alvorada/Maringá: Não pude ir até a praça nesse dia, mas deixei tudo o que estava fazendo em casa e acompanhei tudo sentada na frente do rádio, ouvindo e rezando junto pela Rádio Colméia. Para mim foi um momento de fé muito grande daqueles que estavam lá e de todos que acompanharam pelo rádio.

P= O QUE MAIS TOCOU NA SENHORA DURANTE O TERÇO?
R= Francisca da Silva Serqueira/Bairro Jardim Alvorada/Maringá: É o segundo ano que participo me emocionei muito na hora da coroação de Nossa Senhora. Meu esposo acompanhou de casa pela rádio, achou maravilhoso e disse que esse terço não pode parar, porque ajuda aqueles que estão afastados.

P=HÁ QUANTO TEMPO A SENHORA PARTICIPA?
R=Idalina Ap. Ribeiro Esperança/zona sete/Maringá: Bem, esse é o segundo ano que participo. Achei que esse ano tinha mais gente, estava bem melhor que no ano passado. Para mim foi marcante a presença de Dom Anuar e da Rádio Colméia. Nossa Senhora trouxe paz em nossos corações e também ela pede a paz no mundo. Esse terço precisa repetir mais vezes.

P= NA SUA OPINIÃO TROUXE BENEFÍCIOS??
R= Maria Luiza Pacheco/Jardim Novo Horizonte/Maringá: Sim, inclusive deveria ter mais vezes, porque aproxima as pessoas, nos leva mais perto de Jesus e Maria. Quanto mais a gente conhece mais a gente pode amar.

P= O QUE REPRESENTA NOSSA SENHORA EM SUA VIDA?
R= Elza Mordone Sato/Vila Operária/Maringá: Olha pra mim Nossa Senhora é mãe de verdade, ela derramou muitas graças. Eu sofria de depressão, distúrbio bipolar, pedi com fé e tenho certeza que serei curada, porque na hora senti uma libertação muito grande. Esse terço é maravilhoso deveria rezar mais vezes.

P= QUAL A IMPORTÂNCIA DA RÁDIO COLMÉIA COMO PARCEIRA DESSE EVENTO?
R= Rafael Soares=Locutor e Jornalista: A Rádio Colméia, participou mais uma vez deste grande momento mariano. A emissora da Arquidiocese, procura contribuir e divulgar todos os eventos ligados a Igreja. Através destes momentos temos a oportunidade de unir forças para levar a nossa proposta de evangelizar sempre em frente.
Com a presença dos comunicadores da Rádio e demais colaboradores, foi possível fazer do Terço na Praça, um grande momento de espiritualidade.
A Rádio Colméia, mesmo na simplicidade, procura contribuir com o seu maior recurso, os ouvintes. São eles que fazem dos eventos um grande sucesso.
Uma emissora de rádio que gosta de ir ao povo, e fazer com que o povo de Deus, seja cada dia mais amado.
Está é a nossa missão, caminhar com a Igreja, anunciando a boa nova de Jesus

P= Por que a Praça Raposo Tavares?
R= Pedrina Souza/Comissão do Anúncio: Essa praça não foi escolhida por acaso. Além do grande fluxo de pessoas neste horário, 18 horas, é um local de grande necessidade da Palavra de Deus. O terço não é um ato isolado. Para a realização deste evento há a união de vários grupos da Arquidiocese de Maringá, que faz todo um trabalho de organização e divulgação. Também durante o dia todo, temos grupos espalhados em vários pontos da cidade e nos arredores da praça evangelizando. É um momento forte para levar a Boa Nova a todos, sem exceção através de Maria, porque ela nos aponta para Jesus: “Fazei tudo o que o meu filho vos disser”.

P=A OPINIÃO DE DOM ANUAR
R=Devemos evangelizar em todos os ambientes. Foi um momento muito bonito de devoção mariana, uma grande manifestação de fé do nosso povo. Esse terço deve continuar se não couber mais nessa Praça Raposo Tavares, vamos para outro lugar. Para o próximo ano, além da transmissão pela Rádio Colméia devemos envolver também os canais de televisão e transmitir ao vivo para aquelas pessoas que estão impossibilitadas de ir até o local. Vamos Anunciar Jesus sempre! Que Deus abençoe a todos que participaram!

Irmã é nomeada para a coordenação do COMIRE , CNBB - Regional Sul II

No último dia 1º, a Irmã Dirce Gomes da Silva, icp foi nomeada Coordenadora do Conselho Missionário Regional (COMIRE) do CNBB – Regional Sul II. Ela recebeu a nomeação em Curitiba, por Dom Sérgio Arthur Braschi, representante episcopal do COMIRE - Regional Sul II, e Pe.Carlos Chiquim, secretário executivo do Regional. Ela tinha sido indicada ao cargo pelos Bispos do Regional, e confirmada para a coordenação, pelo presidente, Dom Moacyr José Vitti, Arcebispo Metropolitano de Curitiba.
Irmã Dirce é religiosa das Irmãs de Cristo Pastor há 27 anos, estes dedicados ao serviço pastoral da diocese de Umuarama. Atualmente ela é Coordenadora do Conselho Missionário da Província Eclesiástica de Maringá, além de coordenar o Projeto 3: Igreja Missionária Solidária com outras Igrejas Locais. É Assessora das Missões Diocesanas e da CRB de nossa Diocese, além de fazer atendimento pastoral na Paróquia Catedral Divino Espírito Santo.
As responsabilidades atribuídas à irmã, dentro do COMIRE, serão de articular e animar atividades, projetos, organismos e institutos missionários do Regional Sul II. Irmã Dirce diz que sente um grande desafio, pois é a primeira mulher nomeada para o cargo que antes era ocupado apenas por sacerdotes.
Ela acredita que sua escolha se deve ao trabalho missionário realizado na nossa Diocese-irmã Humaitá – AM, onde ela esteve de fevereiro de 2007 até março de 2008, sendo reconhecido pelo bispo local, Dom Francisco Meinrad Merkel, CSSp, como trabalho missionário de grande êxito, recebendo vários pedidos do mesmo para que voltasse para lá.
Concluiu a irmã: “Sou uma apaixonada pelas missões, me identifico com o trabalho missionário, por isso, confiando na Graça e Divina e em Cristo Jesus o Bom Pastor, sinto que a nova missão tornar-se-á mais leves.”


Produção: Renato
Revisão: Maria Pereira
Imagem: Renato

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Terço na praça - Breve histórico.

No dia 30 de março de 2003 aconteceu o encontro do Regional Sul II, onde todas as Dioceses do Paraná estavam reunidas.
Lá se fez presente também a Comissão do Anuncio das dioceses.
Então no momento da troca de experiências das atividades realizadas. A diocese de GUARAPUVA falou da realização do terço na Praça.
O ano de 2003 foi um ano de grande conotação MISSIONÁRIA, em virtude do CONGRESSO MISSIONÁRIO AMERICANO E CONGRESSO MISSIONÁRIO LATINO AMERICANO.
A Comissão do Anuncio de Maringá acatou a idéia, amadureceu e dia 13 de maio de 2004, aconteceu o primeiro terço na praça. Hoje o sexto ano.

Quem sou eu

Minha foto
Comissão criada para continuar o trabalho que Jesus deu a seus discípulos: "Ide e anunciai a Boa Nova a todos os povos".